Calcular Peso Ideal

Calcular peso ideal através do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), é uma das formas para se obter um indicativo de que você está acima do peso ideal ou abaixo do peso ideal de forma simples e rápida.

Calcular o IMC não resolve todos os problemas, esse cálculo é apenas um indicador e não determina exatamente se você está abaixo ou acima do seu peso ideal, outros fatores como sexo, idade, condicionamento físico, etc, devem ser levados em conta.

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Sua altura: m cm

Seu peso: Kg



O seu Índice de Massa Corporal (IMC) é:
IMC

Para sua altura o peso ideal é entre:
Kg mín / Kg máx

Veja tabela abaixo para mais informações.

Índice de Massa Corporal (IMC)

Segundo a OMS, o índice normal é entre 18.5 e 24.9, para outros valores consulte a tabela abaixo.

Desevolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o cálculo do peso ideal é feito utilizando a fórmula IMC = peso / (altura x altura), o resultado dará uma estimativa de quilogramas por metro quadrado (kg/m²).

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Abaixo do pesoAbaixo de 18.4
Peso normal18.5 - 24.9
Sobrepeso25.0 - 29.9
Obesidade Grau I30.0 - 34.9
Obesidade Grau II35.0 - 39.9
Obesidade Grau IIIAcima de 40

Outro ponto para calcular seu peso ideal é a circuferência da sua cintura, se ela medir 90 centímetros ou mais, você provavelmente está com excesso de tecido adiposo e isso pode apresentar um risco para sua saúde. Recomendamos que procure um profissional que possa te orientar e calcular uma dieta para que você possa alcançar seu peso ideal.

A forma mais precisa para determinar se você está fora do seu peso ideal seria a medição do percentual de gordura corporal. O ideal é realizar a medição do percentual de gordura corporal com um profissional qualificado utilizando um compasso de dobras cutâneas, também conhecido como adipômetro ou plicômetro. Mas também há aparelhos, como balanças de banheiro ou aparelhos manuais, que utilizam a bioimpendância para medir a taxa gordura através do tempo que uma carga elétrica (imperceptível) demora para percorrer o corpo e voltar ao aparelho.

Como chegar ao peso ideal

Tanto para aumentar como para diminuir a massa corporal na teoria é simples, basta desequilibrar a relação entre consumo e gasto calórico, ou seja, se a pessoa ingere mais calorias do que gasta ela irá ganhar peso e se gastar mais do que ingere irá perder peso.

Claro que na prática é um pouco mais complicado, antes de mais nada é importante esclarecer alguns pontos:

- A qualidade dessas calorias importa, um pacote de biscoitos/bolachas recheados é diferente de um prato de comida caseira, mesmo que a quantidade de calorias seja a mesma. Por isso é importante uma alimentação saudável, porque comida de verdade tem uma quantidade e variedade maior de nutrientes de que seu corpo necessita;

- A gordura e os músculos de seu corpo possuem densidades diferentes, isto quer dizer que o espaço necessário para 1 kg de gordura é maior do que o espaço necessário para 1kg músculo, isso explica porque você já deve ter escutado que "músculo pesa mais do que gordura". Portanto, a atividade física, tão importante para uma vida saudável, pode fazer que o ponteiro da balança não se altere em alguns períodos, ou mesmo aumente, já que você estará queimando a gordura estocada e substituíndo por músculos, sendo assim não se desespere ou desista achando que não está tendo os resultados esperados ou se distanciando do seu peso ideal.

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Peso ideal para homens e mulheres

Esta fórmula de IMC é uma simplificação para que todos possam usar de forma fácil, sendo a mais utilizada atualmente, mas há fórmulas mais complexas e precisas para homens como a apresentada pelo Dr. Devine em 1974 mas sabe-se que geralmente indica um peso ideal muito baixo para mulheres e principalmente, valores impossíveis para mulheres baixas.

Portanto, no caso das mulheres seria indicado uma outra fórmula, do Dr. JD Robinson que em 1983 apresentou uma modificação mais indicada para o índice de massa corporal das mulheres.

Fórmula do Dr. Devine

Homens: Peso Ideal = 50 kg + 2,3 kg para cada 2,54cm acima dos 152,4 cm.

Mulheres: Peso Ideal = 45,5 kg + 2,3 kg para cada 2,54cm acima dos 152,4 cm.

Fórmula do Dr. Robinson

Homens: Peso Ideal = 52 kg + 1,9 kg para cada 2,54 cm acima dos 152,4 cm.

Mulheres: Peso Ideal = 49 kg + 1,7 kg para cada 2,54 cm acima dos 152,4 cm.

Referências

  • Robinson JD, Lupkiewicz SM, Palenik L, Lopez LM, Ariet M, Determination of ideal body weight for drug dosage calculations. Am J Hosp Parm 1983 40:1016-9.
  • Devine BJ. Gentamicin therapy. Drug Intell Clin Pharm 1974;8:650–5.
  • Hamwi GJ. Therapy: changing dietary concepts. In: Diabetes Mellitus: Diagnosis and Treatment (vol. 1). Danowski TS (ed). American Diabetes Association. New York. 1964, pp73-8.
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